O que é e o que faz um Diplomata?
A Carreira de Diplomata está em foco a cada dia, o mundo globalizado exige que as relações internacionais sejam bem definidas e, os conflitos e problemas entre as nações possam ser resolvidos na base do diálogo.
Mas afinal o que é um Diplomata?
O diplomata é uma profissional ligado as questões externas do país. (Imagem: piixabay) |
O diplomata é um profissional que representa seu governo junto aos outros países, servindo como ponte de negociação entre os vários interesses nacionais e estrangeiros.
Exemplo de atuação de um Diplomata:
- Um brasileiro é detido durante o desembarque em outro país, por qualquer motivo que seja (o mais frequente é questão de imigração), um diplomata da embaixada brasileira acompanhará o caso.
Dentre as atividades desenvolvidas por diplomatas brasileiros estão:
- representar o Brasil perante outros países e organizações internacionais;
- reunir informações para contribuir à formulação da política externa brasileira,
- participar de reuniões internacionais e, nelas, negociar em nome do Brasil;
- promover o comércio exterior brasileiro e atrair turismo e investimentos;
- promover a cultura e os valores do povo brasileiro;
- prestar assistência consular aos compatriotas no exterior.
O profissional que atua como diplomata deve ter conhecimento sólido de outros idiomas, de direito, de relações internacionais; disposição para viver longos períodos fora do país de origem, estes são apenas alguns dos requisitos do diplomata, que representa o Brasil nos outros países, defendendo nossos interesses.
A Carreira de Diplomata
A carreira diplomática está ligada ao Ministérios das Relações Exteriores do Brasil. Somente lá é que o profissional conseguirá empregar-se, através de concurso público.
O diplomata ingressa na carreira ocupando o cargo de Terceiro-Secretário. Ao longo dos anos e segundo os critérios estabelecidos, pode vir a ser promovido a Segundo-Secretário, Primeiro-Secretário, Conselheiro, Ministro de Segunda Classe e Ministro de Primeira Classe (Embaixador), que é o maior cargo da carreira de diplomata.
Exige dedicação, e muita habilidade para tratar com pessoas. Tato é a palavra-chave para estabelecer uma ótima carreira.
Ao longo de sua carreira, um diplomata poderá se ocupar de assuntos tão diversos como direitos humanos, temas sociais, meio ambiente, educação, energia, paz e segurança, promoção comercial, temas financeiros, cooperação para desenvolvimento, promoção da cultura brasileira, cooperação educacional, cerimonial e protocolo, dentre outros. Além de negociar em nome do Brasil com todos os 194 países com os quais o Brasil mantém relações, o diplomata também poderá representar o país nas diversas organizações internacionais das quais o Brasil é membro.
Portanto, o Mercado de trabalho da diplomacia é restrito ao campo governamental, onde se ingressa através de concurso público.
Fonte de pesquisa:
Ministério da Relações Exteriores - Itamaraty
Redigido:
Luiz Antônio Korani
Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.
0 Comentários