Plano de aula sobre Educação Ambiental
Objetivo Geral:
Conscientizar sobre a responsabilidade individual em termos de valores éticos, atitudes e comportamento ecologicamente correto, nos tornando multiplicadores de valores e virtudes.
Objetivos Específicos:
Provocar no educando a percepção de que a questão ambiental é o resultado da forma de como a sociedade interage com o meio ambiente, ou seja, do processo de transformação da natureza, feito pelos indivíduos em níveis locais, individuais, coletivos e globais.
Conteúdo:
O plano de aula sobre educação ambiental, foi feito de forma interdisciplinar, buscando fusão de conteúdos.
Geografia:
- Os impactos ambientais que ocorrer hoje no nosso planeta provocado pela ação dos seres humanos sobre o meio ambiente.
- A vegetação como um dos primeiros elementos da natureza a sofrer impactos ambientais, posteriormente o relevo (explanação sobre formas de relevo).
- Erosão, principal consequência do desmatamento, expõe o solo ao impacto da chuva.
- Urbanização sem planejamento.
- Assoreamento de rios e lagos.
- Exploração de minerais e combustível fóssil (petróleo, grande poluidor).
Ciências (Ecologia, Botânica, Saúde, Hidrologia, etc.):
- A interdependência entre seres vivos e também o desiquilíbrio ambiental causado pela extinção das espécies (esse impacto dentro da cadeia alimentar).
- Reflexo da devastação em termos de clima (mudança climática), excessos de chuvas, secas, elevação da temperatura, degelo nos pólos, efeito estufa, proliferação de pragas e doenças.
- Animais sinantrópicos: O que são? Como se proliferam? Doenças causadas e prevenção.
- Poluição do solo, mares, atmosfera: as formas de como o homem pode contribuir para reverter essa situação através da sustentabilidade, novas formas de combustíveis (ex: bicombustível, etanol, etc.), novos tipos de energia(eólica, solar , etc.), reciclagem do lixo, reflorestamento, preservação de animais, inclusive da espécie humana.
Economia:
- Sustentabilidade e geração de trabalho e renda através de materiais descartados.
- Reciclagem e gestão de resíduos sólidos.
- Os três Rs: Redução, Reutilização e Reciclagem de resíduos.
Política:
- Protocolo de Kyoto, o que é?
Língua Portuguesa:
- Enriquecimento de vocabulário, treino de leitura, escrita.
Este plano de aula sobre educação ambiental é um excelente material para trabalhar em contra turno escolar, ensino médio inovador e outros programas de ensino interdisciplinares.
Material necessário para cada atividade:
- Recortes de anúncios de jornais e revistas que contenham imagens sobre meio ambiente (devastação e preservação), figuras.
- Textos sobre meio ambiente (anexos e/ou outros).
- Papel pautado, lápis ou caneta e borracha.
- Alguns objetos (de preferência em miniaturas ou pequenos para facilitar o transporte até a sala de aula).
- Tampinhas, papelão, canetinhas coloridas, cola.
ETAPAS DE AULA
1° Momento - Organização da aula
2° Momento - Troca de ideias sobre assuntos da atualidade
3° Momento - Desenvolvimento
4° Momento - Prática
5° Momento - Fechamento
DESENVOLVIMENTO DAS ETAPAS DE AULA - Sugestões de atividades:
1° Momento - Organização da aula
Boas vindas, reconhecimento dos alunos (preenchimento do livro de chamada, lista de presença, etc), organização do espaço, data e apresentação do objetivo da aula.
2° Momento - Troca de ideias sobre assuntos da atualidade
Realização da roda de conversa (sugestões de assuntos para a roda). A ideia é que o educador apresente o tema e discuta com os alunos e que todos opinem, fechando com a opinião do próprio educador, que deve ampliar e enriquecer a visão dos adolescentes sobre o assunto. A roda deve ser realizada, porém, não é viável ultrapassar 15 minutos.
Opção 1: Apresentar uma matéria de jornal recente que envolva meio ambiente (super aquecimento, desastres naturais, desmatamento, erosão, áreas onde há exploração mineral, poluição em grandes metrópoles, mares, a migração de animais, etc.), ler e ouvir as opiniões dos educandos.
Opção 2: Apresentar várias figuras (casas, animais, pessoas, trânsito, etc.); pedir para que os educandos, em um só grupo, separem o que representa o meio ambiente, e o porquê? (utilizar esta opção somente quando o assunto escolhido for sobre reciclagem, resíduo sólido, animais sinantrópicos ou destinação e decomposição do lixo). Não fazer o fechamento da roda de conversa, dar continuidade no tema escolhido. Antes do fechamento perguntar se incluem e/ou excluem alguma figura, e fazer o fechamento.
3° Momento - Desenvolvimento
Abordagem do tema do dia através da apresentação do porque este assunto é importante para a nossa vida e/ou para aquela atividade profissional que está sendo apresentada.
4° Momento - Prática
Utilização de recursos que permitam ao adolescente realizar atividades que auxiliem na concentração do assunto.
Estratégia: Utilização de recursos que facilitem a abordagem do tema de aula, que podem ser: texto e/ou imagens, músicas, objetos e documentário em vídeo. No Youtube existem várias opções de documentários.
Processamento: Relacionar o exercício prático com o assunto abordado. No que a atividade prática realizada está ligada ao conteúdo da aula.
OPÇÕES DE ATIVIDADES PRÁTICAS:
Opção 1
Leitura de um texto, de acordo com o tema que será escolhido para abordagem.
Em nosso blog, você encontra algumas opções como:
Destinação do lixo:
O que é a camada de ozônio:
Objetivo
Despertar o conhecimento dos educandos acerca das questões ambientais, geradas a partir das atitudes individuais que interferem no coletivo.
Tempo de duração: entre 40 e 60 minutos.
Procedimentos:
- Leitura do texto (poderá ser feita por vários alunos, sendo que cada um pode ler um parágrafo ou mais, dando oportunidade para que todos participem desse exercício). O instrutor pode usar o texto também como um ampliador de vocabulário, e no devido tempo, de acordo com a leitura, dar o significado das palavras mais complexas, desconhecidas dos alunos, e também de forma simultânea desenvolver a leitura (colocando que não está em julgamento a forma como será lido), ajudando assim na desinibição dos mesmos.
- Caso os textos escolhidos sejam referentes a : reciclagem, resíduos sólidos (lixo), animais sinantrópicos, destinação e composição do lixo, após a leitura e discussão do texto os educandos deverão retornar às figuras trabalhadas na roda de conversa, e, dizer se incluem ou excluem alguma imagem àquelas que representam o meio ambiente. Abrir para discussão, observando se os conceitos mudaram durante o desenvolvimento da aula.
- Ler o tempo médio que cada material leva para se decompor no meio ambiente (distribuir aos educandos cópia impressa da imagem da decomposição dos materiais ou mostrar em slides).
Fonte: Universidade Federal de Santa Catarina |
Processamento
- Relacionar o assunto abordada com a percepção do educando, reforçando a importância da conscientização.
Opção 2
Apresentar fotografias/ imagens em que aparece algum dano causado ao meio ambiente. Exemplo: poluição, enchente, desmatamento, extinção de animais, etc.
Uma reportagem com imagens sobre o lixo nos oceanos é um assunto que poucos conhecem. Pesquise por "Ilhas Henderson" e vai se surpreender. (Imagem: wikimedia) |
Objetivo
Provocar no educandos sentimentos de pertencimento às questões que geram tragédias a partir de questões ambientais.
Tempo de duração: aproximadamente 80 minutos.
Procedimentos:
- Lançar perguntas aos educandos (separados em grupos ou em duplas), tais como: como está a qualidade do ar onde você mora? Há enchentes, deslizamentos de solo, as ruas são limpas? No que isso afeta sua qualidade de vida? Qual a responsabilidade de cada um de nós diante disso? O que esperamos para o futuro? Qual pode ser a nossa contribuição para minimizar o problema?
- Num só grupo ou divididos, confeccionar um painel ilustrativo com fotos e recortes do antes e depois da devastação praticada pelo homem. Esta atividade pode ser adaptada para uma pesquisa de imagens no laboratório de informática.
- Cada grupo inicial deverá falar o ponto de vista em relação ao(s) assunto(s) abordado(s), e sobre a participação geral para a confecção do painel.
Processamento:
- Importante: enfatizar que ações individuais afetam o coletivo, independente da área geográfica e do aspecto social e/ou étnico existente. Ex: Dengue.
- Trabalhar a interação dos jovens com a questão ambiental, levando em consideração o respeito individual e coletivo.
Opção 3
Trabalhando com a reciclagem: confecção de jogos como tabuleiro - jogo de damas.
Objetivo:
Desenvolver o conhecimento dos educandos acerca das questões ambientais através de atividades lúdicas.
Tempo de duração: 70 minutos.
Procedimentos:
Para a confecção do tabuleiro do jogo de damas será necessário: tampinhas, papelão ou madeirite, barbante e figurar de meio ambiente (preservação, degradação), em números iguais, pois, serão as "casas" do jogo, cada qual de um lado (verde - preservação; cinza - degradação); canetinhas verde, cinza e preta, para pintar o fundo do tabuleiro; régua ou tiras de papelão para traçar o tabuleiro; cola.
Montar o tabuleiro em duplas, e após fazer um bate papo sobre as imagens e suas significações.
Processamento:
É importante incentivar os educandos quanto à multiplicação da conscientização ambiental.
Opção 4
Criar um Rap sobre Meio Ambiente.
Objetivo
Despertar o interesse dos educandos pelas questões ambientais através da música.
Tempo de duração : 60 minutos.
Procedimentos:
- O instrutor usará algumas palavras chaves para incentivar os educandos a criar uma letra de rap.
- As palavras deverão ser colocadas na lousa ou em cartolina. Além das palavras citadas pelo instrutor, será importante ouvir e anotar sugestões de palavras ditas pelos educandos. Exemplos de palavras: poluição, desmatamento, aquecimento global, lixo, reciclagem, etc.
- Os educandos irão apresentar o rap e debater sobre as questões que foram abordadas.
Processamento
É uma atividade que leva em conta o gosto musical de muitos educandos, o que poderá envolvê-los de forma especial.
5° Momento - Fechamento da Aula
Resgatar o objetivo da aula com a revisão e avaliação do que foi experienciado durante a aula, aplicação de alguma atividade avaliativa como exercícios, elaboração de texto dissertativo ou outra atividade. Organizar o espaço da sala de aula.
Avaliação do Plano de aula (para o professor):
- Os objetivos foram atingidos?
- A participação dos educandos foi satisfatória?
Imagens: Comons
Elaboração:
Equipe Blog Mais Educação
Revisão: Cassemiro Berdack
Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.
1 Comentários
Muito bom esse plano de aula, obrigada
ResponderExcluir