Plano de aula sobre palavras com ar, er, ir, or, ur
Objetivo geral:
- Compreensão de vogal e consoante;
Objetivos específicos:
- Ouvir com compreensão e atenção o texto.
- Demonstrar sua compreensão do que se ouve.
- Identificar semelhanças sonoras em sílabas e em rimas.
- Escreve com legibilidade.
Orientação ao educador: Muitas vezes a criança aprende fazendo. É tentando resolver os exercícios com a ajuda do educador que é possível obter bons resultados. Espera-se que os alunos submetidos a este plano de aula já tenham aprendido a ler e conheçam muito bem o alfabeto.
Desenvolvimento do plano de aula:
A disposição das carteiras em sala de aula deve ser de forma confortável. O ambiente deve favorecer a movimentação do educador entre os alunos.
Iniciar com uma roda de conversa, ou uma explicação sobre a junção entre vogais e consoantes.
Deve ficar bem claro para os alunos que:
Consoantes são as letras:
- B, C, D, F, G, J, K, L, M, N, P, Q, R, S, T, V, W, X, Z
Vogais são as letras:
- A, E, I, O, U, W, e Y.
Alguns educadores insistem em tirar da lista de vogais o "W e Y". Devemos atentar a dois pontos:
- O novo acordo ortográfico que inseriu estas duas letras oficialmente no alfabeto.
- A crescente cultura de uso de nomes ou palavras internacionais, com estas duas letras presentes. Algo comum na atualidade.
Mas atenção!
- O W é uma letra "camaleão", conforme a palavra e sua origem, exerce a função de vogal ou consoante ( som de "u" ou de "v").
Exemplos:
Wagner se pronuncia "Vagner"
Washington se pronuncia como "Uashington"
- O H não é consoante, nem vogal. É uma letra neutra (diacrítica) .
Trabalhando com Exercícios sobre ar, er, ir, or, ur
Um balanço na árvore. Arlete e Narciso foram ao mercado. Compraram cordas fortes. Compraram também argolas de cor verde. Depois, armaram um balanço numa árvore alta e bonita.
A turma de amigos veio ver o balanço de cordas. Tarciso, Artur e Tarcila gritaram felizes:
- Que gostoso voar no balanço, Arlete! Que gostos voar, voar e o pé no céu encostar.
Ar - er - ir - or - ur
2 - Complete:
Arlete e Narciso foram ao ________________
3 - Pinte o que eles compraram:
4 - Marque a resposta certa:
Arlete e Narciso Fizeram:
( ) Uma corda
( ) Um balanço
5 - Copie três vezes a palavrinha que está no retângulo:
a) As argolas são verdes.
b) As cordas eram fortes.
c) Que gostoso voar !
6 - Complete com ar ou er :
__ cre c __ to c__ ta
__ te __ ma c__ ta
__ co p__ na __ va
c__ ca beb__ p__ te
7 - Ditado:
Mercado, cordas, árvore, verde, Arlete, balanço, chocolate, cacho, perna, voar.
Elaboração:
Equipe Mais Educação
Livre para uso didático, não podendo ser utilizado em materiais, sites e outros pagos sem a devida autorização.
Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.
0 Comentários