Resumo do filme Meu mestre, Minha vida
Um filme americano, produzido em 1989 e que contra a história real de Joe Louis Clark e seus esforços para mudar um Colégio. O consagrado ator Morgan Freeman, foi escalado para representar o papel de Clark no filme.
O título original do filme é "Lean on Me", e no Brasil recebeu o título de Meu mestre, Minha vida.
No passado, o colégio East Side era um lugar acolhedor, cheio de vida e com alunos empolgados. No presente, se tornou um colégio terrível: ambiente escolar depredado, agressão aos professores e consumo de drogas constantes fazem parte do cotidiano.
Diante da ameaça de uma intervenção estadual, o prefeito se vê obrigado a convocar um antigo professor, conhecido por sua rigidez e por seus métodos de ensino em sala de aula. Desta forma, convocam Joe Clark para assumir a direção do East Side. O filme Meu mestre, Minha vida , mostra no início que Clark já havia lecionado no East Side no passado, sendo afastado por problemas de comportamento. Na verdade, uma discordância com o sindicato.
Ao ser convocado para assumir a direção, Clark demonstra resistência. De fato, agora ele está em uma pacífica escola, com crianças menores. Seu interesse em enfrentar um colégio problemático é quase nulo. Mas o que faz o professor Clark mudar? Bem, no filme Meu mestre, Minha vida o diretor de ensino Frank Napier consegue convencê-lo com o seguinte argumento: " O que fez até hoje? Nada! Você não passa de um homem insignificante, e como se não tivesse nem nascido! Sua vida não tem feito a menor diferença.. e a minha também não! Quer levar isso para o túmulo?"
O que o diretor Clark encontra não o agrada, muito menos a acomodação de alguns professores com a situação. Ele impõe imediatamente uma rígida disciplina, tanto para alunos como para professores. Expulsa de imediato 300 alunos, considerados os "encrenqueiros" , que estão no colégio há anos somente para incomodar.
Enfrenta resistência de alguns pais, seus métodos de disciplina rígida incomodam alguns, outros saem em defesa dos filhos expulsos da escola.
![]() |
Eastside Hig School atualmente, é onde se passam os fatos narrados no filme. |
Também encontra resistência em alguns professores, demitindo alguns que se impunham contra suas mudanças.
Com sua rigidez Joe Clark consegue controlar os alunos mas, a maior resistência, chega por parte de alguns pais que querem o remover da direção. De fato, a diretoria de ensino tem dificuldades em mantê-lo no cargo. Joe Clark fica conhecido nos jornais e revistas por portar um taco de beisebol, para expulsar traficantes do colégio.
Este fato piora, quando Joe Clark entra em atrito com o chefe de bombeiros da cidade, que consegue flagrar em uma inspeção, correntes nas portas das saídas de emergência.
O diretor Clark acaba preso, por infringir normas de segurança. Os alunos do colégio East Side se reúnem e vão protestar na frente do local onde ele está detido. Sem saída, as autoridades decidem libertá-lo. Neste momento, chega a vice diretora do East Side com o resultado dos exames estaduais, onde mostra que os alunos alcançaram os requisitos mínimos exigidos.
O filme encerra-se com o diretor Clark indo embora com os alunos, ao som do hino do Colégio East Side (Eastside Alma Mater).
Abaixo você pode ver o trailer do filme Meu mestre, Minha vida, na versão original em inglês:
Baseador em fatos reais
Joe Louis Clark, assumiu o Colégio East Side em 1982. Na época era um dos mais problemáticos de Patterson, Nova Jersey.
É fato que existem controvérsias sobre o trabalho de Clark no East Side, porém não a como negar que os seus esforços ajudaram muitos estudantes. O filme retrata um pouco da sua personalidade em conduzir com pulso firme a comunidade escolar. O filme Meu mestre, Minha vida é um excelente filme para refletir sobre as dificuldades na educação atuais, que não mudaram muito desde aquela época.
Fonte imagens: Wikimédia
Redigido por: Cassemiro Luis
Revisão: Luciane Gasparin
Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.
0 Comentários