Como fazer uma horta comunitária na escola.
Uma Horta no ambiente escolar é um ótimo projeto para contraturno escolar. (Créditos: Wikimedia Comons) |
Objetivo principal desta atividade:
- Organizar no espaço escolar uma horta comunitária.
Objetivos específicos desta atividade:
- Despertar nos alunos o interesse ecológico;
- Fomentar o trabalho em equipe;
- Envolver os temas estudados em sala com a prática da construção da horta. Exemplo de disciplinas e conhecimentos usados:
- Ciências : botânica, fotossíntese, estrutura da semente, decomposição, etc.
- Matemática: medição da área, divisão, esquadro, etc.
- Educação Física: ergonomia
- Português: relatório sobre o projeto
Conteúdo:
A Horta na escola é uma solução econômica
O custo de vida torna-se cada vez mais caro e o nosso poder aquisitivo mais restrito. Essa situação exige providências que possam amenizar a carência de certos alimentos. Uma horta caseira ou comunitária, podem ser construídas em quintais, escolas, terrenos baldios e até mesmo nas áreas de apartamentos, em vasos ou caixotes.
Uma horta deste tipo, representa uma condição saudável para todas as famílias que a cultivam, além da economia doméstica e é claro: poder consumir um produto natural, sem agrotóxicos pesados, usados nas grandes plantações.
Para que se instale uma horta na escola, é necessário que se tenha água no local e que se utilize, de preferência, adubos orgânicos (feitos com excrementos de boi, ave ou cavalo) para o trato da terra. Para nossa horta comunitária na escola, podemos utilizar adubo a base de vegetal em decomposição, que não é tão desconfortável quanto ao cheiro.
No preparo da terra, a mesma tem que ser revolvida, misturando-se depois o adubo orgânico e partindo-se para a confecção de canteiros.
Organizando uma horta na escola
Escolha um local apropriado com antecedência, e de comum acordo com a direção. O canteiro deve ter aproximadamente 1 metro de largura, de 15 a 20 centímetro de altura e no máximo 5 metros de comprimento. A distância de um para o outro deve ser de 40 centímetros, para facilitar o trabalho e o movimento na horta.
Devemos regar a horta da escola 2 vezes ao dia, sendo a 1° água no período da manhã e a 2° no período da tarde, quando o sol já estiver se pondo. Assim, o processo da evaporação será mais lento, o que possibilita a umidade nos canteiros. De tempos em tempos, é bom revolver a terra para que a água penetre mais facilmente no solo.
Quanto às sementes, muitas delas podem ser semeadas nos próprios canteiros, como é o caso da salsa, cebolinha, pepino, espinafre, abóbora, cenoura, quiabo, etc. Outras necessitam de um canteiro a parte, a sementeira, onde se desenvolvem gerando mudinhas, que mais tarde serão transplantadas para um canteiro definitivo. Como por exemplo, as sementes de tomate, couve, couve-flor, alface, repolho e outras.
Caso o espaço da horta da escola seja pequeno, devemos usar caixotes ou outro recipientes e, consequentemente teremos que agir de outra maneira. Os caixotes deverão ter perfurações no fundo e devem ser colocadas pedrinhas, para facilitar o escoamento da água e evitar o apodrecimento da raiz.
Quanto ao plantio, os vegetais mais apropriados a pouco espaço são as hortaliças, como a couve, alface, almeirão e temperos (salsa, cebolinha). Evite sempre que puder a utilização dos adubos químicos optando pelos adubos orgânicos que, além de serem mais baratos, não agridem o nosso organismo.
Quanto ao destino da produção da sua horta da escola, o ideal seria que os alimentos produzidos fossem utilizados na própria merenda escolar. Isto é uma forma de envolver todos os alunos. Em último caso, a produção pode ser distribuída em igual quantidade para todos os alunos envolvidos, tome cuidado apenas para que não falte para algum participante.
Quanto às sementes, muitas delas podem ser semeadas nos próprios canteiros, como é o caso da salsa, cebolinha, pepino, espinafre, abóbora, cenoura, quiabo, etc. Outras necessitam de um canteiro a parte, a sementeira, onde se desenvolvem gerando mudinhas, que mais tarde serão transplantadas para um canteiro definitivo. Como por exemplo, as sementes de tomate, couve, couve-flor, alface, repolho e outras.
Caso o espaço da horta da escola seja pequeno, devemos usar caixotes ou outro recipientes e, consequentemente teremos que agir de outra maneira. Os caixotes deverão ter perfurações no fundo e devem ser colocadas pedrinhas, para facilitar o escoamento da água e evitar o apodrecimento da raiz.
É possível fazer uma horta na escola com pouco espaço, usando baldes velhos e sem uso. |
Quanto ao plantio, os vegetais mais apropriados a pouco espaço são as hortaliças, como a couve, alface, almeirão e temperos (salsa, cebolinha). Evite sempre que puder a utilização dos adubos químicos optando pelos adubos orgânicos que, além de serem mais baratos, não agridem o nosso organismo.
Quanto ao destino da produção da sua horta da escola, o ideal seria que os alimentos produzidos fossem utilizados na própria merenda escolar. Isto é uma forma de envolver todos os alunos. Em último caso, a produção pode ser distribuída em igual quantidade para todos os alunos envolvidos, tome cuidado apenas para que não falte para algum participante.
Horta comunitária na escola - fora do ambiente escolar.
As hortas comunitárias desempenham um papel social e econômico muito expressivo numa comunidade. Além de tornar mais forte a solidariedade entre os vizinhos, pois cada um procura fazer o melhor em benefício de todos, elas ajudam sensivelmente ao barateamento da alimentação do povo.
É possível em alguns casos, que o projeto da horta na escola seja aplicado fora do ambiente escolar, até por alguma questão prática e de espaço. Neste caso é preciso:
1 - De um local amplo, cedido pela prefeitura ou iniciativa privada;
2 - Uma autorização dos pais e responsáveis para atividades com os alunos fora do ambiente da escola;
3 - O envolvimento da comunidade local, podendo ser um grupo específico (associações de bairro, grupos religiosos, comerciantes, etc.), dispostos a auxiliar na conservação da horta.
As hortas comunitárias geralmente são implantadas em terrenos baldios onde é feito o plantio de vários tipos de hortaliças que depois serão distribuídas às pessoas que participam desse projeto. O excedente pode ser vendido e com o lucro obtido, pode-se comprar instrumentos próprios para a horta, sementes, adubos, etc.
As hortaliças requerem cuidados especiais, são sensíveis a variação de temperatura. |
Atividades práticas
Agora é hora de colocar em prática com os alunos o que foi ensinado aqui. Deixaremos como sugestão duas atividades.
Semear
Material: caixote de uva ou semelhante; terra adubada (adubo orgânico); sementes.
Ação:
- Faça grupos e construa uma sementeira.
- Plante sementes da época.
- Observe e relate todo o desenvolvimento da germinação.
ou pode optar por:
Sementeca
Material: sementes de hortaliças; vidros transparentes com tampa; etiquetas.
Ação:
- Faça grupos e selecione sementes de acordo com a época de plantio.
- Nas etiquetas deverão constar: época de plantio, nome da hortaliça, grupo organizador, data.
- Observe e relate as características das sementes.
- Nas etiquetas deverão constar: época de plantio, nome da hortaliça, grupo organizador, data.
- Observe e relate as características das sementes.
Plantar
Material: ferramentas usadas na horta; terra adubada (adubo orgânico).
Ação:
- Faça grupos e organize uma horta na escola, onde serão aproveitadas as hortaliças germinadas na sementeira.
- Relate toda a preparação dos canteiros e o desenvolvimento das hortaliças.
- Na época da colheita, utilize-as da melhor maneira possível. Pode-se trabalhar com os alunos aproveitamento integral dos alimentos.
Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.
0 Comentários